15 de março de 2019

Cidade Baixa

A CB, como é carinhosamente chamada pelos porto alegrenses, é o bairro mais boêmio da capital gaúcha, se caracterizando pela grande quantidade de bares e é conhecido por ser o preferido dos jovens e pra qualquer um que queira curtir a vida com um bom chopp ou bons drinks, música boa e comidinhas gostosas em qualquer um dos bares situados ali, principalmente nas ruas General Lima e Silva, República e João Alfredo.

Placa Cidade Baixa
Fica perto do Parque Farroupilha, também conhecido como "Redenção", uma das áreas mais arborizadas da capital gaúcha. Além disso, a proximidade do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) favorece a concentração de estudantes, intelectuais e artistas.
Movimento noturno na Cidade Baixa em Porto Alegre. @pritrelles e @discoverpoa
O povoamento da região do bairro, que fica ao sul dos antigos Altos da Matriz, começou no fim do século XVIII, quando foi aberta a Rua do Arvoredo. Nas décadas seguintes foram surgindo a Praia do Riacho (Washington Luís), a Varzinha (Demétrio Ribeiro), a Rua da Figueira (Coronel Genuíno) e a Rua da Olaria (Lima e Silva). Em 1845 foram abertas a Rua da República e Avenida Venâncio Aires, foi prolongada a Rua da Margem e foi urbanizado o Caminho da Azenha.
Barzinhos na Cidade Baixa. @discoverpoa. @pritrelles

Em 1856 a Câmara propôs o arruamento de uma grande parte da região, com o rápido crescimento da população por ali. Os planos não ocorreram como o planejado, e boa parte da Cidade Baixa ficou desabitada por vários anos, principalmente o trecho do antigo Arraial da Baronesa entre as atuais ruas Venâncio Aires e da República. Era um terreno baixo e acidentado, cortado por árvores e capões, que dificultavam o trânsito e facilitavam os esconderijos, abrigando tanto escravos fugidos quanto bandidos.

Cidade Baixa @discoverpoa. @pritrelles
A implantação das linhas de bonde de tração animal no Caminho da Azenha e na Rua da Margem contribuiu para a urbanização do local. Em 1880 novas ruas foram inauguradas, como a Lopo Gonçalves e a Luiz Afonso. A atual Rua Joaquim Nabuco também foi oficialmente aberta nessa época, sendo anteriormente conhecida como Rua Venezianos porque se acredita, embora não se possa comprovar, que era a sede do famoso grupo de carnaval, com o mesmo nome.


Carnaval da Cidade Baixa @discoverpoa. @pritrelles
Fato é que o carnaval da Cidade Baixa era reconhecido e prestigiado na época, com destaque para os coros que movimentavam as ruas. No último Carnaval, mais de 10 blocos saíram na Cidade Baixa.

0 comentários:

Postar um comentário

Eaí, gostou do post? Me fala aqui nos comentários! <3

 
Cantinho da Ruiva | Layout por A Design