2 de agosto de 2018

Coimbra - Cortejo e Queima das Fitas

Então pessoal, no ano passado, em 2017, fui como turista conhecer esse dia do Cortejo em Coimbra e foi sensacional. Esse ano, fui como convidada de uma formanda que conheci no ano passado, quando voltava para o Brasil. Ficamos muito amigas e ela se formou em jornalismo no primeiro semestre de 2018 e eu consegui ir no cortejo dela, passar o dia em Coimbra e matar as saudades!

Com a Clara, no Cortejo em Coimbra. @pritrelles
A tradição acadêmica da Queima das Fitas começou em Coimbra, onde durante vários meses se desenvolvem atividades culturais e esportivas juntando toda a faculdade e os seus estudantes, na maioria das universidades é uma semana festiva que acontece todos os anos durante o mês de Maio. Entre diversas atividades, estão a serenata estudantil, os concertos musicais e o cortejo acadêmicoOs estudantes durante a faculdade toda juntam dinheiro pra esse dia pelo que me contaram. Sobem até a faculdade, pra queimar os materiais que utilizaram durante a faculdade, e também as fitas que distribuíram para parentes e amigos escreverem suas felicitações (daí o nome de queima das fitas). É tudo queimado e eles acreditam que isso dê boa sorte pra vida profissional que se inicia a partir dali. Cada um dos carros representa um curso, e cada curso tem uma cor diferente. Eles decoram os carros com papel crepom.

Cortejo em Coimbra, Queima das Fitas. @pritrelles
Pelo que me lembro, os formandos vão na frente caminhando na frente do carro, o pessoal que está entre o segundo ano e o penúltimo, vai em cima dos carros e os bixos vão atrás do carro. Dentro do carro, a maioria tem bebidas (cerveja, em grande parte), e alguns tem a bondade de levar alguma comida para distribuir. Tudo é comprado com o dinheiro economizado durante a faculdade pra esse dia. A grande graça é o cortejo em si, pra turistas e estudantes. A moral do cortejo, é descer da faculdade (que fica no topo da cidade), até o rio, no centro, bebendo e tomando banho de cerveja. Pela tradição, chegando no rio, todo mundo de atira na água e fim da história. Quer dizer, fim até de noite, porque depois ainda tem show de encerramento da semana acadêmica com festa até de manhã e aí sim, fim da história. O cortejo começa geralmente às 14h. e vai até umas 19h, 20h, dependendo.

Cortejo em Coimbra. @pritrelles
Basicamente, é uma festa para todos os acadêmicos. Sendo que cada ano tem uma determinada roupa para se usar, para a identificação da pessoa. Os calouros, "bixos", tem uma roupa, quem está no segundo ano e faculdade, tem outra, quem está no terceiro ano tem outra, quem se forma, tem outra. No caso dos formandos, é essa daqui:

Cortejo e Queima das Fitas em Coimbra. @pritrelles
E existem alguns rituais, de boa sorte aos formandos, como vocês podem ver nesse vídeo aqui:


São 3 batidinhas no chapéu, 3 beijinhos e um chute na bunda. Tem gente que faz mais forte pra zoar a pessoa, tem gente que faz fraquinho, só pra dizer que fez... tem de tudo..

Cortejo em Coimbra. @pritrelles 

Cortejo em Coimbra @pritrelles

Cortejo em Coimbra. @pritrelles
Confesso que esse ano voltei até um pouco limpa para o hotel, diferentemente do ano passado, como vocês podem ver na foto: 


Fiquem agora com alguns vídeos desse dia incrível, que acontece em UM DOMINGO!!








E deixo aqui, um vídeo tirado do Youtube que eu acho muito maravilhoso e deixa qualquer um com vontade de ir participar desse dia incrível lá em Coimbra:



E então, gostaram?! Espero que sim! Eu amei as duas vezes que fui pra lá, mas esse ano foi mais especial, porque eu fui no cortejo da minha amiga, então obviamente mexeu mais comigo e eu tava muito mais feliz pela conquista dela, é claro!

Por hoje é só! Curtam, comentem compartilhem e me aguardem com os próximos posts!

1 comentários:

  1. Jornal Informal

    Mas gente do céu! xD
    Como assim eu nunca fiquei sabendo dessa festa maravilhosa, bebendo e se divertindo o cortejo inteiro! JÁ QUERO!
    Nossa! Aqui em Brasília rola aqueles trotes toscos com os futuros universitários e talz. Mas, caramba! Isso ai é muito melhor!

    ResponderExcluir

Eaí, gostou do post? Me fala aqui nos comentários! <3

 
Cantinho da Ruiva | Layout por A Design