19 de janeiro de 2017

Primeiro do ano e minha mudança pra Portugal

Oláááá, meus amores! Como estamos?!

Bom, vou começar me desculpando com vocês pelo meu sumiço, e explicando que meu ano foi beeeeeem agitado e difícil. Vocês logo logo vão entender o motivo... Mas agora eu queria desejar um FELIZ ANO NOVO PRA VOCÊS! AEAEAEAE! Porque sim, esse é o primeiro post de 2017 e adivinhem?! Ele veio CHEIO de novidades e recadinhos!!

Primeiro do ano e minha mudança pra Portugal. @pritrelles   (c) cropped das lojas Marisa.

Bom, desde que eu entrei na PUC-RS, foi no objetivo de conseguir morar fora do país pra estudar, fazer intercâmbio, conhecer novas culturas e tudo mais... Foi nesse esquema que em um belo dia, minha antiga coordenadora (Denise Avancini) me apresentou o mundo da Mobilidade Acadêmica! O que vem a ser isso?! Basicamente, a faculdade tem convênio com faculdades em outros países e isso te faz poder se inscrever em editais das universidades e passar por um processo seletivo de inscrição, prova de proficiência no idioma que o país fala e/ou tem biografia numa língua diferente da tua (tô indo pra Portugal, que fala o português e fiz prova de Inglês, porque os livros da faculdade são em inglês), e depois tem uma dinâmica de grupo com psicólogos pra ver se tu realmente te adaptaria em um país num período de 6 meses a um ano, pra estudar o teu curso da faculdade. Depois de tudo isso, se passar por essas 2 fases, tua papelada da inscrição é enviada pra tua faculdade de interesse e aí tem que esperar a faculdade de lá entrar em contato contigo dizendo que tu foi aceita. Praticamente um novo vestibular, porque depende do número de vagas oferecidas e o número de alunos interessados. O valor é o mesmo que tu pagaria na PUC-RS, pra estudar no mínimo 12 créditos. Mas como tu vai morar em outro país, tem mais o teu aluguel, despesas, transporte, etc... Tirando a galera dos editais de bolsa do Santander, os outros editais é tudo por conta do aluno ou do responsável, pra pagar e realizar o intercâmbio. Tem muuuuita gente indo pela PUC-RS, de vários cursos e pra lugares no mundo todo. O mais bacana de tudo isso, é ter contato com essa galera toda e descobrir como é em outros países e ficar amigo de muita gente que tá tendo a mesma experiência que tu!

E bom, é necessário um mínimo de percentual já cursado pra poder viajar e eu tentei por 3 semestres ir. Em 2015/02 eu não tinha o percentual necessário, em 2016/01 eu perdi a data das inscrições tentando validar cursos de fora da puc pra conseguir percentualmente e em 2016/02 eu finalmente consegui me inscrever, passar no processo seletivo todo e agora em 2017/01, estou indo pra Portugal estudar!

E foi basicamente por isso e mais mil questões pessoais que eu me afastei do blog, do canal e agora estou voltando pra contar TUDO pra vocês! Então meu bem, se tu quer ficar por dentro, quer saber onde eu tô e o que eu ando fazendo, faça o favor de me seguir nas redes sociais ( insta e Twitter e Snap: pri.trelles), te inscrever no meu canal e seguir o blog pra saber quando tem post novo!

Se tu gostou de saber que eu vou pro outro lado do oceano de novo, tu curte aqui por favorzinho esse post! Ficou interessado em fazer Mobilidade Acadêmica?! Não estuda na PUC e quer fazer intercâmbio mas tá com medo ou não sabe por onde começar?! Deixa aqui nos comentários, manda inbox nas redes sociais, me manda email com as dívidas, que eu te respondo tudinho! Gostou do post e tem um amigo afim de sair do país mas tem dúvidas?! Manda pra ele, marca lá no Facebook, compartilha, curte, comenta! Assim tu me ajuda a divulgar e ajuda o teu amigo também né, palhaça!


Por hoje eu fico por aqui, espero que tenham gostado e não desistam de mim! Um beijo, fiquem bem e até a próxima!


*Clicando no link da legenda da foto do post, tu pode comprar o cropped que eu tô usando na foto direto do site!

0 comentários:

Postar um comentário

Eaí, gostou do post? Me fala aqui nos comentários! <3

 
Cantinho da Ruiva | Layout por A Design